Autor: Telma Guimarães.Ilustrações: Caio Ferrari Editora: SaraivaNúmero de páginas: 80
Sinopse: Romeu, apelido Meuzão, ou então Metallica, gosta de rock pesado e de navegar na Internet, especialmente nos vários canais de bate-papo – os chats. Conseguir um horário para ficar no computador é uma luta. Sua mãe trabalha em casa, no computador, e suas irmãs também precisam usar o aparelho. Para ele, acabam sobrando apenas as madrugadas. Nas suas idas e vindas pelos chats, apesar dos avisos dos familiares, ele “quebra a virtualidade” e fica conhecendo – pessoalmente – seus novos amigos. Primeiro Madonna, depois Marvin. Antes tivesse dado ouvido àqueles conselhos... Com muitas conexões, bate-papos, vírus, deletações, stand-by e formatações;
Metallica é um menino de 16 anos que passava suas madrugadas nos bate papo..
Mas fora do bate papo Meuzão e seus amigos planejam tocar com a banda na festa junina da escola, mas para isso precisam ensaiar.
Entre alguns ensaios e outros a mãe de Metallica descobre que ele fica no computador a madrugada inteira e o proíbe de mexer, mas logo ele volta.
Depois de um surpreendente encontro com Madonna, Romeu aprende que não se deve ter encontros com todos que conhece. Na festa junina ele conhece Marvin, um dos seus amigos da internet, mas ao conhecê-lo ele tem uma grande surpresa.
Entre alguns ensaios e outros a mãe de Metallica descobre que ele fica no computador a madrugada inteira e o proíbe de mexer, mas logo ele volta.
Depois de um surpreendente encontro com Madonna, Romeu aprende que não se deve ter encontros com todos que conhece. Na festa junina ele conhece Marvin, um dos seus amigos da internet, mas ao conhecê-lo ele tem uma grande surpresa.
Biografia de Telma Guimarães:
Telma nasceu em Marília, São Paulo, e reside em Campinas há muitos anos.
É formada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP. Professora Efetiva de Inglês, aprovada em Concurso Público Oficial do Estado de São Paulo em 1979, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas, São Paulo até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil.Foi cronista do jornal "Correio Popular" e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 ("Cara de Pai", Loyola, "O sopão da Bruxaluca" e "A Tarta-luga", Vozes).
Em 1989 recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil" com seu livro "Mago Bitu Fadolento", Edições Loyola.
Telma já publicou mais de 150 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras: FTD, Quinteto, Atual, Formato, Saraiva, Scipione, Ática, Larousse do Brasil, Escala Educacional, Editora do Brasil , SM, Moderna, Dimensão, Positivo, IBEP-Nacional, Paulus, entre outras.
É também co-autora de livros juvenis com Celso Antunes, Teresa Noronha, Júlio Emílio Braz.
Texto produzido pelos alunos falando da linguagem do livro e na internet
Um novo jeito de se comunicar está presente na rotina dos jovens e adultos brasileiros. Com o avanço da internet e a difusão de sites de relacionamento e de mensagens instantâneas, as pessoas buscam novas formas de se comunicar que tenham a agilidade que o mundo virtual exige. É muito comum o uso de abreviaturas, palavras sem acentos e símbolos.
Na minha opinião acho que não é possível chegar a uma conclusão se essa linguagem é certa ou errada. “É preciso repensar os dois termos”. De acordo a pesquisas, a rapidez com que os jovens se comunicam é o que faz com que essa linguagem ganhe força.
“O importante é que os jovens saibam onde usar as abreviações” “O mais comum é o pq (porque)”, No entanto, o que chama a atenção são as frases curtas e palavras sem acento. “ Jovens, crianças, adultos escrevem naum ao invés de não”,
Pesquisa :
Um estudo da USP, feito pela professora Cássia Panizza Batista, chegou a conclusão que é desnecessária a preocupação da substituição da linguagem culta pela da internet, uma vez que ao serem corrigidos os alunos voltavam a escrever corretamente. Cerca de 55% dos jovens entrevistados usavam o computador mais de duas horas por dia.


Adorei o blog.
ResponderExcluirFicou massa msmo nega
ResponderExcluirrealmente não posso le chamar de loira não!
AAa vc sabe q eu te a dolooooooooo